1º Ciclo do Ensino Básico

No primeiro ciclo, o percurso de aprendizagem dos alunos tem por base os referenciais curriculares atualmente em vigor: o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), as Aprendizagens Essenciais (AE) para o Primeiro Ciclo, o Perfil Identitário dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias (PACEID) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. 


Ao promover o desenvolvimento integral e o crescimento harmonioso de todas as dimensões da pessoa, pretendemos que os alunos sejam convidados, a serem protagonistas da própria vida e agentes transformadores da realidade. 

Instruir

Instruir os nossos alunos, como sempre fizemos ao longo destes mais de 100 anos de existência. Com qualidade, dinamismo e caráter. Dar a conhecer “os Mundos” que hoje nos rodeiam e sensibilizar para o respeito pelas suas iniciativas e criatividade. Ajudar a descobrir, a fortalecer todas as “habilidades do pensamento”, para levar ao desabrochar de um pensar crítico, inventivo e criterioso.

Incluir

Incluir o “Outro” e todos os outros, sem exceção, no nosso micromundo. Educar para a liberdade, autonomia, a dignidade, a solidariedade, o respeito pela natureza. Levar a uma aprendizagem ativa que envolva os alunos em pequenos projetos que ultrapassem o tempo e o espaço e sirvam de “rampa de lançamento” para os grandes projetos de vida.

Investigar

Crescer no saber sempre mais, procurando soluções para problemas que sobrevenham, numa participação criativa que possa levar à realização de grandes ideias. Ajudar a criar uma maior consciência de que dando tudo o que se pode de si mesmo, ajudará a mudar o mundo. Incutir o gosto em criar, inventar, investigar. Estimulamos a dúvida, a crítica, a curiosidade, o risco, a aventura de ser criador.

Interiorizar

Levamos os alunos a viver e a estimar os mais belos Valores da Vida: a Simplicidade, a Alegria, a Amizade, a Partilha, a Fraternidade, a Bondade e a Concórdia. Virtudes que vêm fazendo do Colégio um espaço de amor e tolerância, onde se vive um verdadeiro e genuíno espírito familiar. Estamos ao lado dos nossos alunos, dando-lhes as ferramentas necessárias para que cresçam serenos, alegres e felizes.

Inovar

Preparando como futuros cidadãos, para a realidade de um mundo globalizado, em contínua mudança, centrado no conhecimento, onde todos tentam competir. Pretendemos educar para um respeito, sem fronteiras, onde a capacidade de criar, seja para cada um uma meta a atingir.